sexta-feira, 26 de abril de 2013

As 10 melhores séries

Parta da ideia de que a verdade não existe e que essa lista é meramente o gosto pessoal, o ponto de vista e a visão de mundo do blogueiro que aqui escreve, que por sinal, vive em constante processo de mudança intelectual e cultural. Em segundo lugar, tente entender que uma lista desse tipo sempre será mutável, afinal o novo sempre vem e o velho está aí para ser descoberto. É por esse entendimento que ao longo do tempo, ao assistir mais algumas séries, modificações serão obrigatórias nessa postagem. O terceiro ponto a ser esclarecido é que no meu entendimento, animações infanto-juvenis e animes não se encaixam no termo série (não que eu não goste, pelo contrário, adoro!). As únicas animações incluídas nessa lista serão as de humor e com conteúdo mais adulto. O quarto e o último tópico de esclarecimento é sobre o local de origem da produção, que não será de relevância alguma, pois qualquer série de qualquer lugar do mundo pode estar presente na lista, mas, logicamente, as produções norte-americanas serão maioria, afinal o país mantém um número maior de séries audiovisuais em comparação com outros lugares do mundo.

P.S. O posicionamento das séries estará de acordo com a preferência do autor, da décima a primeira posição. Eis:

10 - Skins





















Na verdade, Skins tem tudo o que eu gosto de ver na tela. Um drama que envolve adolescentes, sexo, drogas e tragédias, embalados pela melancolia e sotaque inglês. Trata-se de um série de seis temporadas, que possivelmente pode ter sua conclusão ainda este ano em dois telefilmes. A série tem como foco o dia a dia de adolescentes da cidade de Bristol, personagens este que se mantém a cada duas temporadas. Ou seja, nas seis temporadas, a série reuniu três diferentes gerações. Apesar do exagero em retratar temas polêmicos como sexualidade, aborto e tantos outros assuntos, a produção se afasta totalmente da superficialidade de uma Malhação, que considero uma das piores retratações da juventude no mundo.

9 - True Blood


True Blood foi um dos tantos produtos que foram nos apresentados a partir da moda vampiresca dos últimos anos, mas com um grande diferencial: a HBO. A série reúne tudo que um fã de vampiros pode querer: sexo, violência, sangue e ação. Com boas doses Trashs e sensuais, True Blood é uma das melhores produções vampirescas dos últimos tempos. Além, é claro, de fazer uma ótima metáfora sobre preconceitos e religião.

8 - Chaves



















Clássico! Incrível o poder de manutenção desse seriado, parece que não envelhece nunca. Há quase 30 anos sendo exibido no Brasil, a serie é ainda um sucesso absoluto, mantendo bons índices de audiência e sendo o coringa da programação de Silvio Santos. A cultura pop brasileira tem o seu mais forte ícone um personagem do seriado, o Seu Madruga batendo de frente com o tão popular Mussum

7 - The Big Bang Theory




















Além do ótimo texto de Chuck Lorry, The Big Bang Theory é um seriado com piadas das melhores referencias possíveis: o mundo nerd. Todos os personagens são interessantes, mas é importante salientar o talento de alguns. O protagonista Sheldon e a ótima interpretação do ator Jim Parsons e a encarnação de Raj pelo Kunal Nayyar.

6 - The Walking Dead




















Não é só porque zumbis correndo atrás de pessoas seja divertido, The Walking Dead tem mais. Além das ótimas cenas recheadas de adrenalina, o seriado tem sacadas muito interessantes em seu roteiro.  Apesar do baixo rendimento no começo da segunda temporada, a estória do apocalipse zumbi tem rendido pontos de viradas surpreendentes e cenas de ação de alto nível.

5 - South Park




















South Park é uma anarquia de humor. Não há perdão, todo e qualquer pessoa pode ser alvo dos personagens. Um seriado que não pode ser levado a serio devida a sua alta contradição. Ao mesmo tempo que a animação mostra-se politica e crítica, mostra-se também preconceituosa e idiota. A verdade é que South Park é feito para incomodar todos, nisso não há preconceitos, e fazer rir, nisso não há dúvidas.

4 - Alice




















Eis a única série brasileira na lista. Infelizmente não há tantas produções brasileiras desse estilo, a Globo e sua estética não conseguiram me agradar em nenhuma criação, apesar de eu sentir uma enorme curiosidade com Capitu (Luiz Fernando Carvalho, 2008). Já com a HBO é outa história, segundo o boca a boca da internet, as séries do canal tem boa repercussão e mantem uma qualidade de bom nível, como é o caso de Alice. Com a recente lei da TV paga, a tendencia é que a produção aumente e mais séries de qualidade estejam presentes na produção nacional, as emissoras já estão investindo. 

3 - Friends




















Além do ótimo texto, que é o alicerce de qualquer sitcom, Friends tem uma mistica envolvente. As relações humanas são a principal temática do seriado, que narra o cotidiano de seis jovens adultos e suas vidas pessoais, profissionais e amorosas. Cumpre a pretensão de ser engraçado e avança na construção dos personagens e nas investidas dramáticas sobre o amor e a amizade que recheiam a narrativa. Uma última qualidade que prova o diferencial e qualidade da série é a capacidade do produto em causar identificação do público, característica que deposita veracidade a qualquer produto audiovisual.

2 - Breaking Bad




















Puta texto! Não há outra forma de dizer o quanto o roteiro de Breaking Bad é sensacional. A começar pelo primeiro episódio, que ao meu ver, é o melhor premiere que existe. Não só o roteiro como direção é perfeita, na verdade, todas as questões técnicas da série são mais que satisfatórias. Fotografia, direção de arte e produção se unem a uma direção sensacional, com enquadramentos bem elaborados, movimentos de câmera impressionantes e manutenção de uma tensão que começa no primeiro episódio e que se terminará no final da série, que se junta ainda com um roteiro bem elaborado, amarrado, com bons ganchos e finais impressionantes. 

1 - Game of Thrones





















George Martin mostrou ser o melhor contador de estórias com a série de livros As crônicas de Gelo e Fogo. Quando a HBO somou forças ao velhinho, não poderíamos esperar nada menos que Game of Thrones. A série mantem uma fidelidade razoável com os livros, mas a sua adaptação mostra-se eficiente e madura trazendo expectativa aos fãs que já leram, além de dar um ótimo aspecto visual a estória.

Ainda preciso ver muitas séries para que essa lista não seja drasticamente mudada, o meu mundo seriado ainda é pequeno, mas pretendo assistir ao máximo que puder. A vida é muito curta para tanto filme, tanto livro, tanta música e tantos seriados, mas farei o meu melhor. Enfim, nos próximos meses as seguintes series serão analisadas: Black Mirror, Anos incríveis, Capitu, Vikings, The following, Sherlock, Star Trek, Dexter, The Borgias, The Tudors, Family Guy, Roma, Boardwalk Empire, Band of Brothers, The Pacific, The Sopranos e The Newsroom.


INDIQUEM AS SUAS SÉRIES FAVORITAS!

4 comentários:

Unknown disse...

lost vc esqueceu e a melhor assista vc vai gostar..

Unknown disse...

assista lost vc vai gostar

Anônimo disse...

como foi que você esqueceu da melhor do mundo,sobrenatural faz isso não

Anônimo disse...

Muito boa a lista! Já vi Game f Thrones inteiro muito bom e estou vendo Breaking Bad. Das séries que você pretende ver pra mim a melhor é Sherlock! Diálogos muito bons e ótima atuação , pena que tenha poucos episódios