sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Clube da Luta - Chuck Palahniuk

Faz um tempo que vi Clube da Luta, o filme de David Fincher. Não negarei que, a primeira vista, achei um nada demais. Se bem que, naquele tempo, eu era extremamente inocente cinematograficamente. Verei novamente. Sei que minha opinião vai mudar bastante, levando em conta que Clube da Luta, o livro, é um espetáculo literário.

A obra é a anarquia em forma de literatura. Toda pessoa que tem interesse neste assunto deveria ler o livro. Não que ele vai explicar, didaticamente, o que é a anarquia, e sim nos oferecer um ponto de vista de um personagem revoltado com a sociedade, que cria duas organizações secretas: Clube da luta e Projeto Desordem e Destruição, para tentar transformar a sociedade em algo melhor. É aquele ideia do rastafári de destruir a Babilônia (estrutura social, o mundo em si, a sociedade) para construir tudo do começo.

O primeiro grupo, de mesmo nome do livro, o Clube da Luta, na verdade, soa mais como um um refúgio para homens depressivos, frustrados com a sua vida e irados com o com o atual modelo de sociedade, com a mídia e as suas propagandas mentirosas que fazem as pessoas acreditarem que suas vidas podem melhorar se comprar determinado produto. Isso já faz com que a maioria das pessoas se identifiquem, afinal, esse tipo de frustração é constante na maioria dos seres humanos modernos.

Já o segundo grupo, o Desordem e Destruição, esse sim dita todo o tom anárquico da obra. Esse grupo, dedica-se, excepcionalmente, a destruição da sociedade para um novo recomeço, através de ataques a grandes empresas comerciais e outros tipos de movimentos que visam, mesmo sendo  violentos, uma certa justiça social.

Em termos de narrativa, o livro não deixa a desejar. Cada Capítulo é como se fosse uma crônica não linear, misturada com as loucuras e pensamentos do personagem principal. A história é muito interessante e o final surpreendente, o mesmo do filme, que a maioria das pessoas conhecem. Sobre esse final surpreendente, e que a maioria devem saber do que eu estou falando, se assistiu o filme, posso dizer que pareceu bem mais claro a questão do personagem principal e de Tyler Durden, não sei se o fato de eu já saber o que iria acontecer influenciou nessa meu ponto, mas pareceu muito mais claro.

Enfim, se pegarem a nova edição do livro, vocês encontrarão um posfacio super interessante, escrito pelo próprio autor, sobre a repercussão do livro após o filme, que me deixou muito irritado com as pessoas que saem nas ruas com a camisa do Clube da luta. Não pelo fato da primeira regra do Clube da luta ser sobre não falar sobre o Clube da luta, pelo menos não literalmente, e sim pelo sentido filosófico dentro do contexto da história.

Nenhum comentário: