domingo, 20 de maio de 2012

Diferentes formas de ouvir

"Diferentes formas de ouvir" vai ser uma série de postagens que pretendo manter por muito tempo. Nelas as coisas vão funcionar da seguinte forma: Indicação de bons discos de diferentes ritmos musicais. Claro que a prioridade serão os músicos nacionais, já que tenho uma certa paixão pela nossa cultura. A formatação se dará de uma pequena crítica seguida de informações do disco, incluindo a arte da capa, e recomendações das melhores musicas.

Tono - Tono (2010)

Tono é um daqueles grupos inventivos, que trazem uma música experimental e muito difícil de se encaixar em algum rótulo musical. Por muitas vezes me lembram os Mutantes e os Novos Baianos, com influências claras sobre essas duas bandas. Numa onda tropical, brega, eletrônico, axé, marchinha de carnaval, pop, alternativo e brasileiro, o segundo cd da banda traz uma sequência de músicas diferenciadas, como o Samba do Blackberry, uma espécie de samba eletrônico e com um refrão grudento comum nesses tipos de música e Aquele Cara é uma música indescritível. Viva a mistureba!

1. Não Consigo
2. Me Sara
3. Sem Falsas Esperanças

4. Corte no Pé
5. So In
6. Aquele Cara
7. Ele Me Le
8. Mariposa
9. Da Terra Pro Sol
10. Distante Demais
11. Samba do Blackberry
12. Nega Música

* Em negrito, as músicas recomendadas

Cd disponibilizado pela própria banda no site oficial
http://www.tono.mus.br/downloads.aspx






Vanguart - Boa parte de mim vai embora (2011)
Vanguart sempre foi uma das minhas bandas favoritas. Desde o sucesso de semáforo, viciei neste som folk, indie, rock da banda cuiabana. Se o primeiro cd era sensacional, o segundo, Boa parte de mim vai embora, arrebenta! Eles não mudaram muito desde o primeiro disco, mas o segundo trouxe uma maturidade interessante ao som consolidado. Eles se reinventaram, mas manteram a essência, sabe?
Todas as faixas são em português, diferente do primeiro em que a maioria era em inglês, uma em espanhol e poucas no nosso idioma. O que é interessante, afinal aproxima a banda do público brasileiro. Neste trabalho, o grupo torna-se mais comercial, isso não significa uma queda de qualidade, pelo contrário. Por fim, é recomendado ouvir todo albúm, mas claro que existem as melhores. Viva a boêmia!


1. Mi Vida Eres Tu
2. Se tiver que ser na bala, vai
3. Desmentindo a despedida

4. Nessa cidade
5. Engole (Arde Mais que Brasa em Pele Quente)
6. A patinha da garça
7. Eu vou lá
8. Onde você parou
9.  ... Das Lágrimas
10. Amigo
11. Morrerão
12. O que a Gente podia fazer
13. Depressa 

* Em negrito, as músicas recomendadas





Nenhum comentário: