sexta-feira, 6 de abril de 2012

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos

Cresci lendo Harry Potter. Sou mais um daqueles caras clichês que acompanharam o crescimento do personagem, da história e dos atores. Lia compulsivamente os livros e assistia, eloquentemente, os filmes. Realmente marcou a minha vida. E eis que quando a história acabou, me deparo com uma série da HBO, Guerra dos Tronos. O canal televisivo foi o que me motivou a ver o folhetim, afinal, a HBO é a responsável por várias das melhores séries dos últimos anos (Ex: The Pacific e True Blood).

Assisti. Que seriado foda! Resolvo então lê-lo. Confesso que deu um certo medo acompanhar o primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, eram mais de 550 páginas e o menor dos outros 6 que ainda preciso ler. 

Guerra dos Tronos, o primeiro da série, é um livro sensacional. A obra gira em torno de Eddard Stark, Senhor de Winterfell, quando é convidado pelo rei a ser sua mão, maior cargo da hierarquia depois dele. Resolvido a não aceitar, Stark é contrariado ao descobrir sobre a suspeitosa morte da antiga mão, que o fez seguir o rei para corte real. 

George R. R. Martin trouxe uma história complexa, bem elaborada e criativa. Com muitos personagens, que as vezes nos confundem. Mas, em momento algum, se torna chato. E mesmo tendo visto a série, anteriormente, a emoção não foi afetada. Aconselho, qualquer um, a ler também. É uma outra sensação. Cinema (TV) e literatura são plataformas distintas e adoráveis.

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série de fantasia. Mas, segue uma tendência do realismo fantástico moderno: a humanização dos personagens. Assim como os quadrinhos, A guerra dos Tronos, traz figuras anti-heroicas, ou seja, nenhum personagem é completamente bom ou ruim. O maniqueísmo, comum nas histórias infantis, é deixado de lado. 

Guerra, violência, sexo, disputas por poder e traição tem deixado cada vez mais distante a cultura Geek do universo infantil. Batman de Nolan é, por exemplo, um produto pra adultos, diferente do Batman de Burton, assim como Senhor dos Anéis para As Crônicas de Gelo e Fogo. (Mas isso é outra postagem...). 

Cheia de pontos de virada incríveis, que faz qualquer um se envolver em uma relação de amor e ódio com a história e sempre nos contrariando, As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos é um dos melhores livros de fantasia de todos os tempos, ou o melhor de todos (incluindo melhor que o Senhor dos Anéis).


Um comentário:

Lucimara Belém disse...

Concordo com vc em gênero, número e grau. Já "consegui" ler os outros três volumes da série e estou começando "A dança dos Dragões" (quinto livro). A leitura se torna cada vez mais excitante. Desfechos inesperados e até chocantes têm me surpreendido ainda.
A série da HBO foi fantástica na primeira temporada, fidelíssima ao livro, o que levou a comprar o Box dos DVDs (caríssimo, por sinal). A segunda temporada também foi boa, mas acrescentou à trama algumas leituras diferentes e subjetivas. Ainda assim, ficou fantástica. Aguardo com ansiedade a terceira temporada.
Ainda há dois tomos a serem lançados para concluir a coleção.Rezo ao bom Deus que R.R.Martin tenha saúde e imaginação suficientes para terminá-los com louvor.