domingo, 3 de abril de 2011

A nova geração de atores do cinema nacional - Homens

Quando falo da nova geração de atores do cinema nacional, me refiro aqueles que se dedicaram a esta arte à partir da chamada retomada, em 1995, com Carlota Joaquina, a princesa do Brasil. Muitos deles, já tiveram ou tem ligação com a tv, sendo que alguns até deixaram a mesma para criar uma história dentro da história do cinema nacional. Eis a lista de atores da nova geração com base em experiência pessoal com o cinema da retomada do Brasil.

Selton Mello

O nome de Selton Mello é importantíssimo em qualquer lista sobre esse assunto. O cara é escancaradamente apaixonado por cinema, tanto que abandonou uma carreira de sucesso na Tv Globo, onde começou, para se dedicar a arte cinematográfica. Está sempre ligado a algum projeto na área do cinema, e uma vez ou outra faz alguma coisa na televisão. Selton não é só um ator, é dublador, roteirista, produtor e já dirigiu um filme, Feliz Natal, alguns clipes e trabalha no lançamento de "O palhaço", seu mais novo longa, onde atua e dirigi.
Entre seus melhores trabalhos estão "O cheiro do ralo", "O Auto da compadecida", "Meu nome não é Jhonny" e "Jean Charles". E suas participações mais fracas se destacam nos filmes "A mulher invisível" e "Federal". Não gosto muito do trabalho dele em "Lavoura arcaica", apesar do filme ser lindo e poético, ele não ficou à altura de alguns atores no qual trabalhou junto.



João Miguel

João Miguel tem um currículo extenso, principalmente no cinema independente e deveria ter um maior destaque perante a mídia brasileira. Seus personagens, na maioria nordestinos, com certeza já fizeram história no nosso cinema.
Ainda não tenho criticas negativas ao ator, adoro seu trabalho em "Cinema, aspirinas e urubus", "Mutum", "Estômago" e nos medianos "A suprema felicidade", "O céu de Suely" e "Se nada mais der certo".









Wagner Moura

A  importância do Wagner Moura para o cinema, além do seu talento, é a grande exposição a qual a sua imagem deu a arte no Brasil. Ele foi outro que se desligou da  televisão e trabalha hoje em prol do nosso cinema.

Wagner Moura tem poucos trabalhos ruins, seu principal destaque é o Capital Nascimento dos filmes "Tropa de Elite 1 e 2", que apesar de transmitir alguns absurdos ideológicos é ainda um bom filme. Gosto do seu trabalho simples em "Abril Despedaçado" e seus personagens caricatos em "Carandiru" e "Ó pai, ó".



Milhem Cortaz

O grande injustiçado do nosso cinema. Um puta ator, com um currículo mais que extenso, com pouco conhecimento e muitos papéis coadjuvantes. Ele é o policial corrupto de "Tropa de Elite", o detento que se arrepende e vira evangélico em "Carandiru", um guarda da  Febem em "Querô", um ladrão em "Nossa vida não cabe no Opala", o bêbado e pai de "Lula, o filho do Brasil", um travesti em "Se nada mais der certo", e um encanador em "O cheiro do ralo". É um dos atores com maior número de trabalhos no cinema e vai estar, finalmente em um papel de destaque em "Assalto ao banco central". 




Caio Blat

Apesar de estar muito ligado a televisão, Caio Blat não deixa de trabalhar para o cinema. Já participou de novelas, séries, comerciais e demais produções do meio audiovisual. Merece nossos aplausos aos seus excelentes trabalhos em "Histórias de amor duram apenas 90 minutos", "As melhores coisas do mundo", "Carandiru", "Batismo de sangue" e suas pequenas participações em "Lavoura arcaica" e "O ano que meus pais sairam de férias".




Rodrigo Santoro

Famoso por suas participações em filmes americanos, de qualidade duvidosa, Rodrigo Santoro é mais um que está sumido da tv por conta da sua paixão por cinema. Seus maiores trunfos estão nos filmes nacionais como "Carandiru", "Bicho de sete cabeças" e "Abril despedaçado".








Lázaro Ramos

Nesses últimos tempos tenho assistido muitos filmes com o Lázaro no elenco, me surpeendi quando vi toda a sua filmografia extensa. Entre seus principais papéis está os filmes do Jorge Furtado "Meu tio matou um cara" e "O Homem que copiava", ele também faz "Carandiru", o fraco "Ó paí, ó" e um dos meus favoritos do cinema nacional "Madame Satã".









Matheus Nachtergaele

Esse podemos dizer que surgiu do cinema. Com poucos trabalhos na tv, Matheus Nachtergaele é destaque por sua colaboração ao cinema no Brasil. Outro que tem uma filmografia extensa e marcado por filmes com temática nordestina, como "O Auto da compadecida", "Amarelo Manga" e "Central do Brasil". Também está em grandes destaques como "Cidade de Deus" e "O que é isso, companheiro?".

Das antigas com destaques na Retomada: Othon Bastos e Marco Nanini


Em Breve:
A nova geração de atores do cinema nacional - Mulheres

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Excelente lista. Nem tenho como escolher o meu favorito, afinal todos são ótimos atores. Esperando agora as atrizes! hehehe

abs :)

Júlia Monteio disse...

Tambem acho que a lista foi bem elaborada, para aqueles que acham que Cauã Reimond é o destaque de todos os tempos, o Matheus Nachtergaele tem uma extensa lista de trabalhos, wagner moura então, esse passou muito tempo apagado, já o rodrigo santoro deveria estar nessa lista a anos! Exelentíssimo ator é um gato.
E você deve fazer a lista dos Piores, porque no brasil não temos somente beleza!

Adoro o Blog!
Abraços