domingo, 20 de fevereiro de 2011

Filmes vistos em janeiro

Jurei pra mim mesmo que iria assistir o máximo de filmes que eu pudesse nessas férias. Cansei de estar em determinadas conversas ou até nas aulas e me perguntarem se assistir determinado filme e eu responder que não. Sei que a minha meta era muito mais filmes, mas é porque as vezes dava preguiça, sabe?

Na minha lista de filmes assistidos em janeiro temos desde clássicos até os facilmente esquecíveis. Tem idiotas, marcantes, aqueles que a gente dormi no meio e até longas que estão na lista de 1001 filmes para ver antes de morrer (Quero muito assistir todos esses filmes antes de morrer). Eis:

O Guarda-Costas (1992) - Dirigido por Mick Jackson


"O Guarda-costas" eu pude conferir no Cinema em casa (SBT). Primeiramente não houve nenhum interesse da minha parte em assistir o filme, mas aí um amigo meu, que gosta da voz da Whitney Houston, disse que o filme era um clássico e que o mesmo havia projetado a atriz e cantora a fama. Então assisti e pra falar a verdade achei bem mais ou menos. Não me prendeu de forma alguma e às vezes eu até saia do quarto até a cozinha pra comer alguma coisa, e não era durante os comerciais.

Meninas Malvadas (2004) - Dirigido por Mark Warters



Sabe aquelas comédias adolescentes americanas com a mesma "moldura" de sempre, é o que vemos em "Meninas Malvadas. Na mesma onde de Cinema em casa, me diverti um pouco com esse filme e tive a impressão já ter visto muitos iguais. Ele é tão previsível e clichê que no meio do filme eu já sabia o que iria acontecer no final! O filme só me interessou realmente pela curiosidade de ver Lindsay Lohan depois de tanta polêmica.

Se nada mais der certo (2009) - Dirigido por José Eduardo Belmonte


Filme nacional com uma ótima fotografia. Sabe aqueles filmes bonitos de se ver? "Se nada mais der certo" é um deles. Mas não é só de questões positivas que o filme sobrevive, em alguns momentos ele se torna cansativo e parado. Serviu também pra eu ver atuação de João Miguel, já que havia escutado muito sobre ele esses tempos. Quem gosta dos filmes "cult's" vai adorar o mesmo!

Ônibus 174 (2002) - Dirigido por José Padilha e Felipe Lacerda


Não, esse não é a ficção (Última para 174) é o documentário sobre o mesmo personagem e situação. "Ônibus 174" se tornou, particularmente, o melhor documentário já feito! José Padilha, mesmo diretor de Tropa de elite, conseguiu que todos refletissem sobre a situação, desconstruindo a imagem do Sandro, personagem central, que a mídia tratava como um grande vilão, e mostrando toda a sua vida, inclusive a chacina da candelária até o dia do sequestro no ônibus. Nunca um filme me fez refletir tanto sobre a situação do Brasil como este, facilmente entrou na minha lista de favoritos!

Réquiem para um sonho (2000) - Dirigido por Darren Aronofsky


Está lá na lista de 1001 filmes para ver antes de morrer. "Réquiem para um sonho" é genial, forte, pertubador e faz parte dos filmes junkie, categoria que retrata o submundo dos viciados em drogas, principalmente heroínas. Eu adorei a forma com que a cada vez que eles usavam algum tipo de droga ou medicamento era mostrado o que acontecia com o corpo deles, a pupila de dilatando e a droga chegando ao organismo. Outro bom destaque é a atriz Ellen Burstyn, que a faz o papel de uma senhora viciada em remédios para emagrecer. É de arrepiar!

Cães de Aluguel (1992) - Dirigido por Quentin Tarantino


Eu tinha que descobri quem era esse tal de Tarantino. Li sobre ele e vi as sinopses dos seus filmes, boas expectativas que foram perfeitamente alcançadas. O grande trunfo do diretor é a forma como esse filme é contado, de uma forma não-linear e repleto de flashbacks. E além do mais o principal acontecimento do filme, o assalto, não é mostrado completamente, através dos Flashes vimos algumas partes que culminam no galpão onde a história se desenrola! Tudo é muito bom nesse filme, os atores, roteiro, os diálogos, tudo! Também entrou para a lista dos meus favoritos e também está na lista de 1001 filmes para ver antes de morrer.

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) - Dirigido por David Fincher


Uma história interessante e um filme que tinha tudo para ser bom, mas que não chegou nem um pouco perto das minhas expectativas. Um filme muito longo e cansativo. Sei que muita gente gostou dele, mas eu achei ele apenas mais um. 

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Também tentei assistir "O Guarda-Costas", mas que filme ruim é este. Tudo nele é ruim, nem vi o final.

Ah, Raul 'Meninas Malvadas' é delicioso. O filme já tem uma fama de 'cult', impressionante como todos gostam. Uma comédia bacana!

"Réquiem para um Sonho" é perturbador, incrível e emocionante. Sem mais.

Mesmo preferindo "Pulp Fiction", "Cães de Aluguel" também é bacana. Os diálogos são as melhores coisas do filme, a conversa inicial sobre Madonna e gorjetas, é demais.

"O Curioso Caso..." também não virei fã.

Esperando mais postagens assim, viu? Muito bacana!

Abs.

Britto disse...

Finalmente de volta! =D

Dessa lista eu já vi "O Guarda-Costas" e tive o mesmo sentimento. Além de tudo, o final é decepcionante. Só vale pela música-tema.

Já tinha visto "Meninas Malvadas", e só por juntar Lindsay Lohan e Rachel McAdams já vale! A história é bem clichê, mas do tipo que faz sucesso. Vi um filme no SBT, "Garotas S.A.", se não me engano, que tem a mesma premissa, mas até que diverte.

Dos demais, só vi "Cães de Aluguel" (mas não consigo gostar de nada que Tarantino faz), e só pretendo ver "Benjamin Button".

P.S.: Também gostei muito da postagem. Quero ver a segunda parte!