domingo, 14 de novembro de 2010

Ilha do medo - O cais é o único caminho para entrar e o único para sair

Vou confessar que eu não estava entendendo nada, a principio. Era muita confusão, eram muitos personagens e nenhum sentido por mais de 40 minutos. Apenas estava adorando o trabalho visual do Scorsese, principalmente nas cenas dos sonhos e lembranças na Ilha do medo.

Nas aulas de roteiro a professora costuma falar sobre uma técnica de roteiro que pode transformar um filminho em filmão, essa técnica é conhecida como ponto de virada. E é exatamente dessa estratégia que o longa se apropria. A Ilha do medo tem dois pontos de virada espetaculares, que mudam todo o sentido da história.

Em seus filmes, Martin Scorsese, prefere trabalhar com determinados atores, foi assim com Robert De Niro e atualmente com Leonardo DiCaprio (Ex: Os infiltrados e O Aviador). Em A Ilha do medo, DiCaprio faz o papel de Teddy Daniels, um delegado federal que vai a ilha, que funciona como um sanatório para os mais perigosos duentes mentais, com a missão de investigar o desaparecimento de uma paciente. Só que ao longo do enredo tudo muda e o final não tem nada haver com o que o filme propõe inicialmente.

A realização do filme é bem elaborado, tanto na imagem, bem cuidado em detalhes e iluminação, quanto na trilha sonora, que utiliza musicas que remetem a nostalgia e ao clássico. O trailer também é uma edição qualificada e que dá impressão que A Ilha do medo se trata de um terror, intenção dos produtores para atrair os jovens fãs do gênero e que deu certo, tendo em vista o ótimo faturamento.




Galeria



Nota 9

4 comentários:

chuck large disse...

Realmente preciso conferir este filme!

Britto disse...

Ainda não vi. Mas pretendo.

Cristiano Contreiras disse...

Eu acho que você não entendeu a premissa e a essência do filme - achei bem feito o argumento, as atuações e o estilo do filme...a forma como os flashbacks são essenciais pra construção da reviravolta do fim...a dramatização e o suspense caracterizado por DiCaprio é sensacional!

Reveja o filme! Sério mesmo.

Amaral disse...

Oi! Voltei com o Portal e gostaria de recompor nossa parceria: portal-entreter.blogspot.com

Obrigado!