sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta-feira 13: Mito ou Realidade?

Muitas pessoas acreditam que a sexta-feira, 13 seja um dia de azar, mau agouro, ou coisa parecida. A sexta-feira, por si só, já é considerada um dia de azar para os cristãos por que foi o dia em que Jesus Cristo teria sido crucificado, juntando ao 13, que para a numerologia é um numero incompleto, forma-se uma data que causa medo e aflição em muitas pessoas.

Alguns crêem que
Jesus teria sido sacrificado em uma sexta-feira 13, aumentado mais ainda o medo dos cristãos enquanto a data. Seguindo esta linha católica pode-se citar também a Santa Ceia que contou com a presença de 13 pessoas e culminou na morte Jesus. Outra Versão é da mitologia nórdica onde conta-se que 12 Deus foram convidados para um banquete, mas Loki o espírito do mal e da descordia apareceu e armou uma confusão acabando na morte de balder que era o favorito dos deuses. Depois do acontecido na Sata Ceia e no banquete dos Deuses, surgiu a crendice que convidar 13 pessoas para um jantar é desastre na certa.

Outra lenda conta que quando as tribos Nórdicas e as alemãs se converteram ao cristianismo, Friga, a Deusa do amor e da beleza, foi transformada em uma bruxa. Como vingança, ela se uniu a mais outras 11 bruxas e o demônio, os 13 passaram a se reunir todas as sextas para rogar praga aos humanos.

Muitas outras histórias envolvem o surgimento dessa crença, uma é bem antiga, e teve seu início em 13 de outubro de 1307, quando a ordem dos templários foi considerada ilegal pelo Rei Felipe IV da França, ordenando que todos os membros fossem capturados, torturados e mortos.

Acontecimentos trágicos também fazem com que as pessoas acreditem cada vez mais nessa lenda, o maior incêndio de florestas na austrália, por exemplo, ocorreu em uma sexta 13 matando 71 pessoas e desmatando cerca de 20mil quilômetros². A queda do avião que transportava a equipe Uruguaia de rúgbi também marcou a história dos piores acidentes nesse dia.

Muitos casos trágicos, recentes ou antigos, lendas ou historias, podem configurar a sexta-feira 13 como um dia de azar, mau agouro ou acidentes,
mas seria isso mesmo ou pura coincidência?, deve-se lembra que não são todas as sextas-feiras 13 que há esse tipo de acontecimento.

Fonte: texto baseado em artigo da Wikipédia.

Nenhum comentário: